Projetos cofinanciados

— pela UE —
  • Designação do projeto: UNITE+Global – Consolidação e expansão da UNITE nos mercados internacionais
  • Código Universal do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-048345
  • Apoio: PROJETOS INDIVIDUAIS – Internacionalização | Acelerador de Exportações | Aviso 01/SI/2020
  • Promotor: UNITE Global Tooling Solutions, S.A.
  • Objetivo: OT 3 – Reforçar a competitividade das PME
  • Localização do Projeto: NUTS II – CENTRO 

 

  • Data de Aprovação: 18/11/2020
  • Data de Início: 25/02/2021
  • Data de fim: 24/02/2023
  • Montantes envolvidos:
    • Investimento Total: 249.972,50 Euros
    • Investimento Elegível Total: 223.237,50 Euros
    • Apoio Financeiro Total (Incentivo Não Reembolsável): 100.456,88 Euros

 

Síntese do projeto: O projecto UNITE+Global tem como objectivo possibilitar à UNITE a expansão para novos mercados internacionais, diversificando os seus mercados de exportação e, subsequentemente, aumentar o seu VN e diminuir a sua dependência dos mercados actuais. Este objectivo não resulta de dificuldades intrínsecas dos próprios mercados mas sim de uma estratégia interna do promotor para assegurar a sua estabilidade e sustentabilidade económico-financeira a curto/médio/longo prazo. Estando presente em mais mercados, existe uma propensão natural ao crescimento e ao desenvolvimento do negócio, diminuindo a exposição a ciclos económicos, tendências de mercado e outras externalidades negativas que colocam em causa a sua existência. O projecto visa também consolidar a presença em mercados actuais mas com elevado potencial de crescimento por serem economias dinâmicas e com forte intensidade tecnológica.

O plano de internacionalização contempla investimentos em diferentes áreas, nomeadamente:

1) Contratação de dois novos técnicos altamente qualificados para desempenhar funções de Gestor Comercial e Gestor de Projectos para os mercados internacionais, procurando capacitar e reforçar a equipa técnica do promotor;

2) Implementação de uma solução tecnológica para optimização de processos internos de gestão e comunicação (SBI – System of Business Intelligence), procurando melhorar a organização interna do promotor e as suas relações externas com clientes, parceiros e fornecedores, bem como dinamizar o seu sistema de gestão da qualidade e aumentar a sua eficiência como ferramenta de gestão;

3) Aquisição de equipamentos e software específico para análise de solicitações e apresentação de propostas comerciais aos seus clientes, procurando melhorar a qualidade e reduzir o tempo de resposta a solicitações dos clientes;

4) Participação em feiras e exposições do sector, procurando promover a marca UNITE e estabelecer relações comerciais com novos clientes, parceiros e fornecedores;

5) Realização de missões de prospecção de mercado, procurando angariar novos clientes, estabelecer parcerias e identificar potenciais fornecedores;

6) Realização de missões inversas para os mercados da América Latina e Rússia, procurando dar a conhecer todo o potencial do promotor; 

7) Desenvolvimento de campanhas de marketing direccionadas para os mercados e segmentos-alvo, promovendo e divulgando a UNITE e os produtos/serviços prestados.

Conjugando os objectivos do promotor para este projecto, com a sua estratégia de negócio e de abordagem aos mercados internacionais e ainda com o mapa de investimento proposto, conclui-se que existe um forte alinhamento sendo evidente a estratégia de consolidar e reforçar a presença em mercados existentes e alavancar o seu negócio para novos mercados ainda por explorar. Mais, a experiência do promotor e o seu desempenho financeiro até à presente data evidencia capacidade para implementar e desenvolver o projecto com sucesso.